Gabinete de Apoio Local de Nova Oeiras
CETO (Clube Escola de Ténis de Oeiras)
Rua Arthur Brandão, Oeiras
Aberto quinzenalmente às 4as feiras, entre as 10:00 e 12:30, conforme afixado em aviso no local. Marcação recomendada.
Para que serve o GALNOV
O GALNOV (Gabinete de Apoio Local de Nova Oeiras) é uma estrutura criada pela Câmara Municipal de Oeiras em 2002, na sequência da elaboração do documento “Proposta para Regulamento e Classificação do Bairro Residencial de Nova Oeiras”. Esta iniciativa, promovida pela autarquia, visa apoiar a preservação e valorização do património arquitetónico e paisagístico do bairro.
Com funcionamento regular no edifício-sede do CETO (Clube Escola de Ténis de Oeiras), o GALNOV reúne quinzenalmente com a presença de arquitetos e paisagistas. As suas principais funções são:
Esclarecimento e informação: Apoiar os moradores de Nova Oeiras com informações sobre planos, projetos e obras municipais que contribuem para a recuperação física e ambiental do bairro, num processo em curso desde o início dos anos 2000.
Apoio técnico aos residentes: Orientar proprietários e moradores em intervenções de reabilitação e alteração dos edifícios, actuando como ponte entre os cidadãos e os serviços técnicos da Câmara Municipal.
Divulgação de regulamentos: Disponibilizar os documentos que orientam intervenções, como os regulamentos aplicáveis a alterações de fachadas (nas Torres e Blocos) e a obras em moradias, vulgarmente conhecidos como os “Regulamentos de Marquises”.
Sensibilização para o valor patrimonial: Promover, em parceria com a AMNO, campanhas e ações de sensibilização sobre os valores urbanísticos, paisagísticos e arquitectónicos que fazem de Nova Oeiras um bairro singular, fomentando uma renovação que respeite a sua identidade original.
A AMNO tem reuniões quinzenais com o GALNOV, onde são abordados temas como manutenção dos espaços verdes, novos projetos para o bairro, investimentos por parte da CMO em obras de requalificação e demolições, limpeza e recolha de lixos nos espaços verdes, formas de evitar o estacionamento abusivo, replantação e abate de arvores, elaboração informações conjuntas para a CMO e pequenas obras de manutenção dos espaços comuns.
Um incentivo concreto - O RENOV
Criado em 2006 pela Câmara Municipal de Oeiras, o RENOV (Prémio Municipal de Recuperação de Nova Oeiras) tem como objetivo incentivar iniciativas particulares de reabilitação urbana no bairro e, simultaneamente, construir um património de referência que sirva de modelo para futuras intervenções.
Com um valor anual de 5.000€, este prémio distingue obras que respeitem os princípios urbanísticos e arquitetónicos de Nova Oeiras, ao mesmo tempo que integrem soluções contemporâneas adequadas às exigências de conforto e funcionalidade atuais.
Enumeram-se as seguintes edições:
2024 - Margarida Abreu de Castro e Ricardo Vidal, Alameda Conde de Oeiras, 55
2023 - Não atribuído por falta de candidaturas
2022 - Não atribuído por falta de candidaturas
2021 - Não atribuído por falta de candidaturas
2020 - Luísa Esmeralda Santos e Alexandra Maria Sarreira Santos, Alameda Conde de Oeiras, Torre H, 5º E
2019 - Rita Coelho Gomes de Abreu, Alameda Conde de Oeiras, Torre G, 7D
2018 - Tiago Serpa e Carolina Teixeira, Rua Frei Bartolomeu dos Mártires, 8, Bloco B, 3º D
2017 - Menção honrosa, candidatura não reunia requisitos: Catarina Pereira e Ricardo Roque, Bloco A
2016 - Eduardo Almeida, Alameda Conde de Oeiras, Torre F, 3º D/F
2015 - Manuel Rodrigues, Alameda Conde de Oeiras, 10
2014 - Não atribuído por falta de candidaturas
2013 - Não atribuído por falta de candidaturas
2012 - Acácio Nunes Matias, Rua Desembargador Faria, 1
2011 - Não atribuído por falta de candidaturas
2010 - Afonso Gonçalves da Silva, Alameda Conde de Oeiras, 77
2009 - Não atribuído por falta de candidaturas
2008 - Elsa Margarida Castro Neves, Rua Pina Manique, 4, Bloco C, 2º D
2007 - João Pedro Abreu, Rua Teixeira da Mota, 8, Bloco A, 3º E