1 de dezembro de 2009

Expresso de Nova Oeiras #10 - Dez 2009

AMNO acompanha avanços na Torre I, debate segurança em reunião da Comissão Social e aguarda decisões sobre a Fundição. Prevê obras na Torre H, praceta do supermercado e aposta no programa Ecobairro. Divulga ainda candidaturas ao Prémio RENOV.

Torre I

As obras da Torre I encontram-se a avançar no ritmo previsto, sendo desejável que seja possível recuperar algum atraso do período inicial.

Comissão social de freguesia

No dia 27 de Novembro de 2009, a Associação de Moradores de Nova Oeiras, muito embora careça de instalações próprias, foi a entidade anfitriã da reunião da Comissão Social de freguesia. Estiveram presentes o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, a responsável pelo pelouro da acção social, e a maioria dos representantes das instituições. Para além do interesse dos assuntos e debates trazidos à reunião, dela resultou igualmente uma possibilidade de colaboração mais estreita entre a Associação de Moradores de Nova Oeiras e outras instituições do bairro, designadamente quanto a questões de segurança, assunto que tem vindo a ter atenção especial por parte dos órgãos sociais da associação.

Fundição

Na sequência das tomadas de posição da Associação, e das solicitações que lhe têm vindo a ser dirigidas, procuramos fazer o ponto da situação do projecto junto da Câmara Municipal de Oeiras. Muito embora não tenha sido possível obter uma posição definitiva, crê-se que, face à forma como decorreu e culminou a fase da Consulta Pública, o processo, tal como foi apresentado, não irá prosseguir. Ficar-se-á a aguardar, todavia, os desenvolvimentos futuros.

O bairro

Na sequência das reuniões quinzenais do GALNOV, nas quais a Associação de Moradores de Nova Oeiras tem estado presente, e da colaboração entre ambas as entidades, afigura-se-nos que, durante o ano de 2010, uma vez concluídas as obras da Torre I, possam iniciar-se as da Torre H. Assim mesmo, espera-se que seja aprovado o projecto de arranjo da chamada praceta do supermercado e as respectivas obras que, segundo o projecto do GALNOV, incluirão o Centro de Apoio de Nova Oeiras, possam arrancar. De notar que este Centro de Apoio de Nova Oeiras poderá vir a possibilitar uma maior interacção entre a Associação de Moradores de Nova Oeiras e os respectivos associados e moradores em geral.

Ecobairro

A Associação de Moradores de Nova Oeiras tomou conhecimento de que a Câmara Municipal de Oeiras apresentou uma candidatura ao Programa ECOBAIRRO. Mais foi possível apurar que a aludida candidatura apresenta Nova Oeiras como Bairro Âncora do projecto, pelo que se aguardará, com natural expectativa, os resultados dessa candidatura e as incidências que, em caso de vir a ser contemplada, advirão para o nosso Bairro.

Prémio RENOV

Encontra-se a decorrer o prazo de apresentação de candidaturas ao Prémio Renov. Muito embora na página da Associação de Moradores de Nova Oeiras possam ser encontrados mais elementos de informação, recordamos aqui a necessidade de serem respeitados, pelos interessados, os prazos de candidatura.