1 de março de 2014
Expresso de Nova Oeiras #20 - Mar 2014
Assembleia Geral marcada para 26 de março. Em 2013, AMNO destacou-se por feiras, diálogo com a CMO e replantação de árvores. Para 2014, continuam as feiras, a Bienal, o Prémio RENOV e melhorias no bairro. Apela-se ao pagamento de quotas.
Assembleia Geral - Convocatória
Nos termos legais e estatutários, convoca-se a Assembleia Geral Anual da Associação de Moradores de Nova Oeiras, para reunir no próximo dia 26 de Março, pelas 21:00h, na sala multiusos do Centro de Juventude de Oeiras, sito no Rua Monsenhor Ferreira de Mello, em Nova Oeiras, com a seguinte ordem de trabalhos:
Deliberar sobre o relatório de gestão, proposta de aplicação de resultados e demais documentos de prestação de contas, relativos a 2013, bem como apreciação do Parecer do Conselho Fiscal
Deliberar sobre uma proposta de Plano de Actividades para 2014
Outros assuntos de interesse associativo
Poderão participar na reunião, e nela deliberar sobre os assuntos a submeter à assembleia, todos os Associados com as quotas anuais em dia. No caso de, à hora indicada, se não encontrarem presentes associados em número suficiente para a assembleia poder reunir e deliberar validamente, a mesma reunirá, em segunda convocatória e com qualquer número de participantes, pelas 21:30h do mesmo dia 26 de Março de 2014.
Os documentos a submeter à assembleia ficarão disponíveis para consulta dos inte- ressados a partir de dia 11 de Março de 2014, no sítio da AMNO: www.novaoeiras.com
Actividades em 2013
Durante o ano de 2013, a AMNO levou a cabo as tradicionais Feiras de Rua em Maio, Outubro e Dezembro.
O ano de 2013 foi ano de eleições autárquicas. A Direcção da AMNO recebeu algumas candidaturas que lho solicitaram e acedeu a uma intervenção na TVI, de forma a evidenciar alguns dos problemas que se deparam ao Bairro.
Manteve-se o acompanhamento activo dos trabalhos junto do GALNOV e, em Setembro, a Direcção da AMNO reuniu com o Sr. Presidente da CMO, tendo tido oportunidade de abordar alguns temas relevantes, tais como a reformulação do esquema viário do Largo Paiva Couceiro, as zonas de estacionamento de duração limitada e o ordenamento do estacionamento nas demais zonas do Bairro; a infestação de escaravelho vermelho que tem feito morrer inúmeros espécimes das palmeiras existentes; as obras das galerias do centro comercial; e a recolha de resíduos de jardim.
Alguns destes assuntos tiveram imediato seguimento, designadamente com a constituição de um grupo de trabalho destinado a estudar as questões de mobilidade e circulação no interior do Bairro que iniciou já os seus trabalhos.
De igual modo, e junto dos serviços municipais, a AMNO tem vindo a propugnar pela replantação de árvores, designadamente quanto à escolha de espécies, accção que se deverá concretizar brevemente.
Plano de actividades 2014
Nova Oeiras Acontece – Feiras de Rua – A realizar a 18 Maio, 28 de Setembro e 14 de Dezembro, no Átrio Central de Nova Oeiras, com bancas de artesanato, animação para crianças e actuações musicais.
Projecto Jardim Vivo – Replantação de árvores envelhecidas ou derrubadas, em colaboração com a CMO (Dia Internacional da Árvore – 22 de Março, apadrinhadas por moradores e escolas do bairro.
IV Bienal de Artistas Plásticos de Nova Oeiras – 28 de Maio a 5 de Junho (Galeria Verney)
A Memória do Bairro – Início da recolha de documentos, fotografias e depoimentos moradores, lojistas e pessoas que estiveram relacionadas com o crescimento do bairro.
Replantação de árvores – 22 de março
A AMNO sugeriu à CMO uma iniciativa conjunta, no sentido de promover a replantação de árvores que, ao longo dos anos, tiveram de ser abatidas por envelhecimento ou doença no bosquet de Nova Oeiras.
As espécies a replantar serão cedidas pelos viveiros da Câmara, bem como o apoio técnico indispensável, sendo plantadas e apadrinhadas por moradores e alunos das escolas do bairro.
Trata-se de uma acção que, para além do inegável contributo para suprir as faltas existentes, dará aos moradores uma sensação de maior pertença ao bairro e contribuirá, seguramente, para a defesa e sensibilização para valores ambientais.
A acção decorrerá a 22 de Março, das 10h às 12h. O ponto se encontro será às 10h junto ao Parque Infantil (Torre I) devendo os interessados inscrever-se através do e-mail: [email protected] , telf: 210976565/7 ou nº verde: 800 201 205, preferencialmente até ao próximo dia 19 de Março, indicando o número de participantes.
Zonas de exclusão de cães
Por proposta da AMNO foram definidas pela CMO cinco zonas de exclusão de canídeos. A proposta visa garantir a existência de áreas libertas de excrementos dos animais, permitindo uma maior utilização lúdica por parte dos mais novos e das escolas. Em breve será instalada a sinalética adequada.
A proibição compreende as zonas arrelvadas junto do lago do Átrio Central; entre o Bloco A e o Bloco B; entre o Bloco B e o Bloco C; a zona relvada no em volta da Igreja; e o corpo central da “Raquette” pequena.
Queremos sensibilizar os donos dos cães para uma acção que reputamos de muito importante para que se possa disfrutar com qualidade do espaço público. Nova Oeiras dispõe de inúmeros outros espaços para passear os cães, sem perigo para a saúde pública e em especial para os mais novos.
Arte Nova Oeiras - IV Bienal de Artistas Plásticos de Nova Oeiras
A AMNO, com o apoio da CMO, vai realizar, de 28 de Maio a 5 de Junho, na Galeria Verney, a IV Bienal de Artistas Plásticos de Nova Oeiras. Os artistas interessados deverão inscrever-se através do endereço [email protected] ou para o telefone 922273873, das 19h às 21h.
A inauguração terá lugar no dia 28 de Maio, pelas 19h.
Prémio RENOV
O prémio RENOV (Prémio Municipal de Recuperação de Nova Oeiras), que visa valorizar obras de recuperação, restauro ou reabilitação no bairro residencial de Nova Oeiras, foi, em 2013, atribuído à moradia sita na esquina da Rua Desembargador Faria com a Rua da Quinta Grande, tendo sido colocada na entrada deste edifício a placa alusiva. Por se localizar entre duas ruas de bastante movimento, uma das preocupações dos proprietários e projectista foi proteger a habitação do movimento e ruído exteriores. A construção de um novo volume, perpendicular ao existente, permitiu criar um ambiente mais intimista e resguardado em torno do jardim interno.
Os elementos estéticos mais significativos da construção original, datada dos anos 50-60, foram preservados ou restaurados.
Criado nem 2006 pela CMO, com um valor monetário de 5000 €, esta é a terceira vez que o prémio é atribuído.
Mais informações sobre o regulamento do prémio RENOV podem ser consultadas em http://www.novaoeiras.com/renov_normas.pdf
Galerias do "centro comercial”
Face ao agravar da degradação das Galerias e após inúmeras insistências e diligências por parte da AMNO, a intervenção da CMO acabou, finalmente, por se realizar, tendo terminado a 17 de Dezembro de 2013. Infelizmente a obra não contemplou a impermeabilização das coberturas (conforme se pretendia), por alegada falta de verbas, sendo de temer que, a curto prazo, volte a ser necessário outra intervenção.
Posto dos CTT
Face ao encerramento da Estação dos CTT, a Direcção da AMNO sensibilizou os CTT no sentido da abertura no bairro de um Posto, susceptível de servir não só a população de moradores, mas de todo um conjunto de áreas vizinhas.
Por iniciativa de uma associada da AMNO, o posto abriu e encontra-se em funcionamento em horário mais alargado do que a anterior Estação, facto que muito nos apraz registar.
Geoportal – O meu bairro
Reitera-se a informação junto dos moradores e associados da AMNO que a CMO disponibiliza no geoportal.cm-oeiras.pt uma aplicação “o meu bairro”, onde se podem reportar as mais diversas ocorrências relativas ao espaço público e equipamentos municipais. Aqui se podem denunciar desde a falta de iluminação, limpeza de espaços verdes ou dos espaços públicos, ao abandono de electrodomésticos na via pública, árvores derrubadas e muitas outras situações que afectem o nosso bairro.
A AMNO tem utilizado com frequência este meio de alerta, com manifesto sucesso, cumprindo congratular a CMO pela eficácia do meio colocado à disposição de todos os moradores.
Pagamento de quotas
Estão já a pagamento as quotas de 2014. Apelamos ao seu pagamento, bem como ao pagamento das quotas em atraso. Lembramos que o valor anual das quotas é de 15 €. O pagamento pode ser feito por transferência bancária para o NIB 0033 0000 452869 75493 05 ou por cheque dirigido ao Apartado 50 Sto. António de Oeiras 2781-061 Oeiras.






