1 de fevereiro de 2015

Expresso de Nova Oeiras #21 - Fev 2015

Em 2014, AMNO realizou Feiras de Rua e replantação de árvores. Destacou-se a IV Bienal de Artes e o projeto ‘Correios da Maria’. Para 2015, estão previstas novas feiras, peddy paper, conferências e apoio à candidatura do bairro à UNESCO.

Actividades desenvolvidas em 2014

Durante o ano de 2014, a AMNO levou a cabo as já tradicionais Feiras de Rua em Maio, Outubro e Dezembro. Tem-se vindo a registar um número crescente de feirantes, com uma média que ultrapassa as 100 bancas por edição, bem como o número de participantes.

Em Março, por sugestão da AMNO, foi desenvolvida em colaboração com a CMO uma iniciativa no sentido de promover a replantação de árvores que, ao longo dos anos, tiveram de ser abatidas no bosquete de Nova Oeiras. A acção contou com a participação entusiástica dos moradores, destacando-se os mais jovens. Foram plantadas cerca de 60 novas árvores.

Em 28 de Maio realizou-se a IV Bienal de Artes Plástica de Nova Oeiras, na Galeria Verney, gentilmente cedida pela CMO. Nela participaram 33 artistas, com 63 obras expostas.

Correios da Maria - Com o apoio da AMNO, o Posto ‘Correios da Maria’ lançou a iniciativa RELER. Os moradores têm à sua disposição um conjunto de livros que vão sendo renovados e que são emprestados gratuitamente.

Plano de actividades para 2015

Nova Oeiras Acontece – Feiras de Rua – A realizar a 23 de Maio, 29 de Setembro e 14 de Dezembro, no Átrio Central de Nova Oeiras, com bancas de artesanato, animação para crianças, zumba e actuações musicais.

Peddy Paper Interescolas – “Caça ao Tesouro em Nova Oeiras” – uma iniciativa a realizar em colaboração com as escolas infantis sediadas no bairro (data a marcar)

“Memórias do Bairro” – Recolha de documentos, fotografias e depoimentos de moradores, lojistas e pessoas que estiveram relacionadas com o crescimento do bairro. Trata-se da continuação de um trabalho já iniciado em 2014 e que irá complementar “O Livro de Nova Oeiras”, em preparação pelo GALNOV e que servirá de base à candidatura do bairro a Património Cultural da Humanidade (UNESCO).

Conferências sobre Segurança–Segurança Urbana (PSP) e Segurança Doméstica (BVO).

As conferências serão coordenadas pela AMNO, em colaboração com a Universidade Sénior de Oeiras, Centro de Juventude de Oeiras, Centro Paroquial e Centro Belmar da Costa (datas a anunciar).

Reunião com o Presidente da Câmara

Realizou-se no dia 26/1 uma reunião com o Presidente da CMO onde foram colocadas várias questões relacionadas com Nova Oeiras, com destaque para o trânsito, sinalética, mobilidade e estacionamento no bairro, bem como a interrupção de investimentos desde 2010. Efectivamente está aprovado, desde Setembro de 2013, por despacho do Presidente da CMO, a realização de um estudo sobre circulação e estacionamento em Nova Oeiras que se chegou a iniciar com um levantamento topográfico de todo o bairro, mas que, posteriormente, não teve sequência.

Por outro lado, os investimentos de recuperação de zonas degradadas de Nova Oeiras (conforme planeamento do GALNOV), e cuja previsão de obra estava faseada anualmente, foram interrompidos desde 2010, data em que se concretizaram as obras da envolvente à Torre I e parque infantil. As nossas preocupações mereceram o melhor acolhimento por parte do Dr. Paulo Vistas, e realizou-se já, no dia 12/2, uma reunião com os serviços técnicos da CMO para, dentro dos condicionalismos orçamentais existentes, se estudarem as obras prioritárias a desenvolver em 2016.

Nessa reunião foi ainda abordado o apoio da CMO ao livro “Memórias do Bairro”, tendo o projecto sido recebido com grande abertura e simpatia. Ficou acordado que seria designado um interlocutor para coordenar o acesso aos arquivos da Câmara e a edição da obra.

Finalmente foi abordada a possibilidade de se desenvolverem hortas urbanas em Nova Oeiras, nas traseiras do Centro Paroquial, possibilidade que irá agora ser estudada com os serviços competentes da CMO.

Geoportal – O Meu Bairro

Reitera-se a informação junto dos moradores e associados da AMNO que a CMO disponibiliza no geoportal.cm-oeiras.pt uma aplicação “o meu bairro”, onde se podem reportar as mais diversas ocorrências relativas ao espaço público e equipamentos municipais. Aqui se podem denunciar desde a falta de iluminação, limpeza de espaços verdes ou dos espaços públicos, ao abandono de electrodomésticos na via pública, árvores derrubadas e muitas outras situações que afectem o nosso bairro. A AMNO tem utilizado com frequência este meio de alerta, com manifesto sucesso, cumprindo congratular a CMO pela eficácia do meio colocado à disposição de todos os moradores.

Apartado mudou

O apartado da AMNO mudou, passando a ser Associação de Moradores de Nova Oeiras, Apartado 50, EC Oeiras, 2781 – 901 Oeiras.