1 de fevereiro de 2008

Expresso de Nova Oeiras #5 - Fev 2008

AMNO esclarece que obras no CETO são apenas interiores; alerta para passeios degradados. CMO reforça limpeza e vai instalar ecopontos, papeleiras e rever recolha de sacos azuis. Divulgadas normas do Prémio RENOV para recuperar património de Nova Oeiras.

Obras no CETO – Clube de Ténis de Oeiras

A AMNO recebeu cópia de uma carta da Administração do Condomínio da Torre H que manifestava à C.M.O. a sua preocupação e reprovação sobre a perspectiva de construção de uma cobertura no campo de ténis. Apurámos junto do GALNOV e da C.M.O que a obra em curso no Clube de Ténis envolve apenas a remodelação de interiores do edifício não estando actualmente em apreciação na C.M.O. qualquer projecto referente à cobertura de campos de jogos. Os passeios da zona circundante ao campo de jogos principal estão a desmoronar-se havendo já grandes buracos junto às vedações. São zonas de risco para as pessoas que utilizam aqueles trajectos. A AMNO deu conta da situação e aguarda-se a recuperação dos referidos passeios.

Ambiente

Na sequência dos vários contactos que a AMNO tem tido com a C.M.O. que culminou com uma visita guiada a alguns dos seus técnicos em que mostrámos os maiores problemas do Bairro no que se refere aos lixos espalhados por todos os espaços verdes não ajardinadas e as zonas junto aos contentores com grandes quantidades de lixos empilhados. Foram já tomadas, pela C.M.O. as seguintes medidas: • Remoção dos lixos dispersos pelas zonas verdes não ajardinadas. • Limpeza diária da zona de contentores junto ao supermercado. Estas duas acções melhoraram a situação existente, no entanto, mantendo-se as estruturas e os processos que geram a disseminação dos lixos é difícil chegar-se a uma situação permanentemente boa. Por isso, segundo informação da C.M.O., até ao final de Março próximo, vai ser colocado o seguinte equipamento: • Ecopontos - De modo a criar maior proximidade para a colocação de lixos recicláveis vão ser colocados Ecopontos nas seguintes zonas: Torre I, Torre G, entrada para o estacionamento do Clube de Ténis, entrada da Rua Melvin Jones e Centro Paroquial. • Papeleiras – A Alameda Conde de Oeiras é local de passagem não só dos moradores mas também de muitas pessoas que a usam como trajecto habitual e que deixam no bairro restos de alimentos recipientes de bebidas e outras embalagens. Actualmente, no perímetro da Alameda existem apenas 4 papeleiras. Vai ser colocado, até ao final de Março, um número de unidades que tornará mais fácil o depósito desse tipo de lixo. • Saco azul (embalagens de plástico e metal) – A C.M.O. vai brevemente divulgar informação para alterar a forma como o depósito e a recolha deste tipo de lixo estão a ser feitos.

RENOV – Prémio de Recuperação Arquitectónica de Nova Oeiras

Conjuntamente com o EXPRESSO nº 4 foram divulgadas as Normas para a atribuição deste prémio que pretende valorizar intervenções de restauro, recuperação ou reabilitação em Nova Oeiras. A primeira reunião realizou-se em 5.01.08, fazendo parte do júri um representante da AMNO. Daremos informação logo que a decisão final esteja tomada.