1 de maio de 2008

Expresso de Nova Oeiras #6 - Mai 2008

AMNO cumpre um ano de mandato, aprova plano 2008 com ações culturais, ambientais e “Bairro XXI”. Destaque para Fórum Oeiras 21+, projeto “Jardim Vivo”, melhorias verdes e no lixo, obras no centro comercial e apelo à participação e atualização de contatos.

Decorreu um ano sobre a entrada em funções desta Direcção, é com muito gosto que vemos o que foi feito e, principalmente, com muita motivação que preparámos as acções para este ano. Neste número iremos dar-vos conta disso. Vamos mudar algumas coisas. A partir do próximo Expresso NO passaremos a incluir uma rubrica dedicada a instituições/ entidades sedeadas no Bairro, como por exemplo, o CETO, o Centro de Juventude, o Centro Belmar da Costa, o Centro Paroquial, etc. Pensamos, assim, contribuir para um melhor conhecimento dessas entidades junto dos moradores e, dessa forma, conseguir uma maior interacção com a comunidade em que se inserem. A distribuição do Expresso NO tem sido feita a todos os moradores. Por mail, sempre que ele é do nosso conhecimento ou, porta a porta pelos membros da Direcção, para evitar custos postais que seriam incomportáveis face às receitas existentes. Este sistema irá ser alterado a partir deste número. Assim, mais uma vez se solicita aos moradores não sócios que pretendam continuar a receber esta informação que nos indiquem o respectivo e-mail, para [email protected]. Sócios e não sócios poderão sempre aceder ao nosso site www.novaoeiras.com. Aos sócios, mais uma vez, solicitamos que nos indiquem o vosso e-mail actualizado. Facilita-nos a vida e diminui os encargos da AMNO. Não tendo e-mail, os sócios continuarão a receber o “Expresso NO” na sua caixa de correio.

Assembleia-Geral da AMNO

Realizou-se no passado dia 28 de Fevereiro a AG Ordinária da AMNO, cuja documentação foi oportunamente enviada a todos os Associados. Foram aprovados, por unanimidade, o Relatório de Actividades e as Contas de 2007 (que podem ser consultados no site). Igualmente por unanimidade foi aprovado o Plano de Gestão para 2008, do qual se salientam as seguintes acções:

  • Plano de Animação Cultural para NO (ver destaque)

  • Projecto “Jardim Vivo” (ver destaque)

  • Acções e sensibilização ambiental

  • Intervenção junto da CMO para resolução de vários problemas:

  • Reabilitação da zona da praceta do supermercado, incluindo a construção de um pequeno Espaço Cívico e substituição dos actuais contentores de lixo à superfície por uma “ilha ecológica”.

  • A resolução da circulação de pessoas e veículos na Rua Melvin Jones e Artur Brandão.

  • A recuperação da zona por detrás dos Centros de Juventude e Paroquial, com remoção do barracão e de uma casota existentes.

  • Questões relacionadas com a ciclovia, circulação e estacionamento automóvel.

  • Grupo de Trabalho “Espaços Verdes”

Na sequência da AG um grupo de associados tomou a iniciativa de criar um grupo para abordagem das questões relacionadas com os Espaços Verdes, designadamente: deficiências no reflorestação na orla que bordeja a Alameda, análise da utilização de espécies menos recomendadas ou que impliquem custos de manutenção excessivos e pouco ecológicos, sugestões para a utilização de espaços mortos. Este grupo vai apresentar brevemente à Direcção da AMNO as suas conclusões.

Visita do Presidente da CMO a Nova Oeiras

No dia 11 de Abril o Presidente da CMO visitou várias zonas de Paço de Arcos e Oeiras, incluindo Nova Oeiras. Representantes da AMNO tiveram oportunidade de mostrar a situação da zona comercial do bairro que continua por terminar, a praceta junto ao supermercado que se encontra em péssimo estado, algumas situações de estacionamento selvagem e de zonas de recolha de lixo incompatíveis com as necessidades. Qualquer destes problemas não é novidade para a CMO mas esperamos ter dado um novo incentivo à sua resolução.

Nova Oeiras Bairro XXI

Forum Nova Oeiras foi seleccionado pela CMO para ser o projecto-piloto do “Bairro XXI”, no âmbito da Agenda XXI local de Oeiras. A “Agenda XXI” é um programa da União Europeia que pretende garantir a sustentabilidade dos núcleos urbanos, através de uma utilização dos recursos ecologicamente correcta e humanamente ajustada. Durante 2007 decorreram trabalhos participados pela população do concelho incluindo a AMNO que desde logo propôs NO para bairro-piloto. Em 26/3/2008 foi aprovado pelo CMO o programa “Oeiras XXI”, que inclui 10 “projectos motores”. Esses projectos deverão ser tidos em consideração na revisão do Plano Director Municipal que está em revisão. Nova Oeiras foi seleccionada pela CMO para ser o bairro-piloto. Trata-se de um desafio importantíssimo para esta zona que, assim, pode ter uma “segunda modernidade”, ver satisfeitos muitos dos seus anseios e contribuir para a expansão da ideia e da prática da sustentabilidade noutros bairros do Concelho.

No sentido de iniciar com os moradores este projecto, irá realizar-se no dia 31 de Maio, pelas 14,30h, no auditório do Centro Paroquial de Nova Oeiras o FORUM OEIRAS 21+, com o seguinte programa:

  • Actividades Permanentes no Átrio do Centro

  • Exposição de trabalhos escolares sobre o bairro

  • Exposição sobre Oeiras 21+

  • Exposição sobre as intervenções do GALNOV

    • 14,30h – Café Connosco Início do Atelier para as crianças (até às 18,30h) Partida para o percurso de observação de NO em grupos

    • 15,45h – Regresso do Percurso de Observação

    • 15,45h – Abertura da sessão com as seguintes apresentações:

      • CMO – apresentação do programa e do projecto “Bairro 21+ JFO – Projectos de Sustentabilidade para Nova Oeiras GALNOV

      • Projectos para o Bairro AMNO

      • A acção e os projectos da AMNO

    • 16,45h – Actividade participativa – debate sobre o futuro do(s) Bairro(s)

    • 17,30h – Plenário: pistas para o desenvolvimento do projecto “Bairro 21” em Nova Oeiras e noutros bairros do concelho.

Conclusões

Esta é a oportunidade porque todos há muito esperamos de poder interagir com as entidades competentes, no sentido da melhoria de Nova Oeiras, potenciando novas virtualidades e novas formas de estar, numa lógica de sustentabilidade e de harmonia. Depois do almoço de Sábado, 31, venha tomar um café connosco, venha ver e discutir os problemas e dar ideias para a melhoria de vida no nosso bairro. Não deixe passar esta ocasião! Os detalhes do programa do FORUM e a sua actualização poderão ser consultados no site da AMNO.

Plano de Animação Cultural 2008

É intenção da AMNO promover que se retome em Nova Oeiras, o sentido de fruição do espaço público e de convívio. Passado um ano desde que entrámos em funções foram criadas condições para o arranque de acções que vão oferecer aos moradores oportunidade de conhecerem melhor as particularidades de Nova Oeiras, conviverem entre si, em ambientes e em eventos que foram pensados para ser divertidos e culturalmente interessantes.

Vejam o que está a ser preparado:

  • 27/6/2008, 20.30h - Auditório do Centro Paroquial de NO. “Voar em Plenitude” – Recital de canto e piano com raízes na música clássica. Músicas e letras originais – (Entrada livre)

  • Feira com Animação de Rua (data a anunciar)

  • Exposição Colectiva dos Artistas Plásticos de Nova Oeiras (data a anunciar) 6 – Projecto “Jardim Vivo” Aves - Este programa iniciou-se com o levantamento das espécies de aves existentes em NO uma conferência e observação das mesmas. Posteriormente, colocaram-se 30 caixas-ninho e 2 comedores, acção desenvolvida em colaboração com SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) e que teve o apoio da Junta de Freguesia de Oeiras. A próxima fase, novamente com a participação e apoio dos mesmos parceiros, tem duas componentes:

  • Produção do livro “Aves de Nova Oeiras”, contemplando a imagem e um texto caracterizador de cada espécie. A edição destina-se, primordialmente, a distribuição gratuita pelos moradores do Bairro.

  • Sinalética informativa contemplando a totalidade de espécies de aves de NO, a ser colocada num ponto central do bairro. A solução, que conta igualmente com o apoio da JFO, está a ser estudada pelo GALNOV. Árvores - Pretende-se que, à semelhança do que foi feito para as aves, se realizem um conjunto de iniciativas relacionadas com as espécies vegetais existentes em NO. Daremos notícias no próximo Expresso. 7 – Intervenções em Nova Oeiras

  • Centro Comercial – Este espaço continua praticamente inacessível apesar das nossas reclamações e demonstração dos incómodos e prejuízo que o arrastar da obra, por quase dois anos, tem vindo a causar a moradores, comerciantes e utilizadores deste local. Recentemente, enviámos à CMO a listagem do que não funciona, não está terminado e até já foi danificado pelo decorrer da obra – Falta de iluminação do solo, a água do lago que está estagnada e com detritos, o bebedouro sem água, o banco de pedra partido e as vedações que impedem a circulação. Esperamos que até 31 de Maio a obra fique, finalmente, concluída.

  • Equipamento de Recolha de Lixos - Conforme acordado com a AMNO foi feito, no perímetro da Alameda e nalguns pontos interiores, um reforço ou substituição de papeleiras. Igualmente estava programado pela CMO, para o 1º trimestre, colocação de novos Eco Pontos, substituindo os actuais contentores e, para maior comodidade dos moradores, montando novos Eco Pontos.

  • Renovação de árvores – Foram abatidos 2 choupos velhos no pátio central da zona comercial e substituídos por 3 freixos novos. Nesta acção, foi partido um banco de pedra, danificado o tapete de relva e plantado um freixo debaixo da copa de um choupo velho. Espera-se a correcção destas situações.

  • Torre I – Segundo a última informação que obtivemos está previsto que as obras de recuperação da envolvente da Torre I e implantação de um parque infantil nas traseiras do Bloco A se iniciem em Outubro. Iremos acompanhar o desenvolvimento deste assunto. Queremos agradecer aos novos sócios terem-se juntado à AMNO. Queremos agradecer aos sócios que, no corrente ano, num número considerável pagaram as suas quotas. Gostaríamos muito de contar com a vossa participação no desenvolvimento das iniciativas da AMNO.