1 de outubro de 2009
Expresso de Nova Oeiras #9 - Out 2009
AMNO organiza “Nova Oeiras Acontece” com conferências, baile e feira de rua. Destaca-se apoio à manutenção da estação dos CTT, atraso nas obras da Torre I e intervenções na Alameda. Combus reforça mobilidade no bairro.
A Associação de Moradores de Nova Oeiras vai levar a efeito nos próximos dias 17 e 18 de Outubro, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, mais um Nova Oeiras Acontece.
Nesta edição, associado ao programa, a Associação dos Antigos Alunos do Liceu de Oeiras promove um Baile no Liceu Sebastião e Silva. 9 Sábado
Em 17 de Outubro
16h00 às 18h00 Conferências de Nova Oeiras em colaboração com a Associação Espaço e Memória de Oeiras. Local: Auditório Paroquial de Nova Oeiras
“Nova Oeiras – Raízes Históricas” Jorge Miranda
“O Litoral de Oeiras na Cartografia dos Séc. XVI a XIX” Joaquim Boiça
22h00 Baile no Liceu de Oeiras: Um sensacional baile no ginásio do Liceu Sebastião e Silva, como se faziam nos anos 60 e 70, com o grupo “Rockfellas”. Promovido pela Associação dos Antigos Alunos do Liceu de Oeiras Domingo
18 de Outubro 11h00 às 19h00 Feira de Rua. Local: Átrio Central de Nova Oeiras Feira de Rua, com bancas de vendas dos moradores Espaço Criança, para divertimento dos seus filhos Música ao Vivo, pelo grupo “Trio Margens”
Para a Feira de Rua no dia 18, todos se poderão inscrever até ao próximo dia 15 de Outubro, quer através do endereço [email protected], quer pelo telefone 922 217 827. À semelhança do sucedido em Maio, os interessados deverão indicar que tipo de produtos trarão à Feira de Rua e assegurarão as respectivas bancas ou suportes.
Autocarro COMBUS
Muito embora a imprensa autárquica que chega a casa de todos gratuitamente tivesse já divulgado o funcionamento do Combus, não queremos deixar de aqui assinalar esse facto. Trata-se de um meio que facilitará a mobilidade dos munícipes, em geral, e dos moradores do Bairro, em particular, pelo que poderá vir a revelar-se de enorme utilidade. Para melhor conhecimento deste projecto e dos pontos de paragem do Combus, poderá ser consultado o site da AMNO www.novaoeiras.com.
Estação de correios
Na sequência das iniciativas desencadeadas pela Associação de Moradores de Nova Oeiras, quer a Câmara Municipal de Oeiras, quer a Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra manifestaram o respectivo apoio à manutenção da Estação de Santo António no nosso Bairro. Do mesmo modo, a Administração dos CTT comunicou à Associação ser sua intenção manter a Estação em Nova Oeiras. Todavia, os CTT admitem procurar um outro espaço no Bairro que ofereça melhores condições de segurança e, bem assim, admite ponderar a sugestão da AMNO no sentido de dotar a Estação de Santo António de um sistema de portas duplas de segurança, à semelhança das que equipam inúmeras instalações bancárias. A Direcção da AMNO congratula-se com a intenção de manutenção da Estação dos CTT no Bairro, já que a mesma constitui um factor de dinamização do mesmo.
Festa das vindimas
Festa das vindimas é uma organização da Câmara Municipal de Oeiras, que teve lugar, no passado dia 17 de Setembro nos terrenos da antiga Estação Agronómica, com inauguração das obras de ampliação do complexo de adegas no Casal da Manteiga. A convite do Senhor Presidente da Câmara, a Direcção da AMNO associou-se a esta iniciativa, tendo-se feito representar
Torre I
As obras da Torre I, previstas para arrancar no início de Maio de 2009, encontram-se atrasadas. Face a esta circunstância, a Direcção da AMNO procurou indagar junto da Câmara Municipal e do GALNOV os motivos deste atraso, que começou logo no início previsto. Tanto quanto julga saber-se, depois de vicissitudes várias, os trabalhadores afectos à obra terão sido deslocados para a conclusão de um estabelecimento de ensino, pelo que, atento que o ano escolar já se iniciou, se espera uma rápida recuperação da obra.
Alameda
Como é do conhecimento geral, alguns troços da Alameda Conde de Oeiras foram objecto de intervenção municipal, no sentido da colocação de um coberto vegetal tendente a evitar o estacionamento de veículos na placa interior frente às moradias. Todavia, muitos dos exemplares colocados secaram ou lamentavelmente foram ‘replantados’ noutros locais, pelo que, não obstante os esforços dos serviços municipais em repor os exemplares em falta, continuam a verificar-se muitas falhas. Atentas as condições de tempo e a inexistência de sistema de rega, a AMNO foi informada de que a autarquia irá repor as faltas depois do início da época das chuvas.






