12 de dezembro de 2025
Comunidades de Energia Renovável: a AMNO e o bairro no caminho da transição energética
A AMNO acompanha a criação de uma Comunidade de Energia Renovável (CER), com uma candidatura europeia, um projeto de autoconsumo coletivo (ACC) já ativo no bairro e uma aplicação da Coopérnico que liga moradores interessados em energia sustentável.
O bairro na corrida europeia pelas Comunidades de Energia
Associação de Moradores submeteu no mês de Setembro uma candidatura a financiamento europeu destinado a apoiar a criação de Comunidades de Energia Renovável.
Sabe-se que houve 690 candidaturas provenientes de 31 países, tendo a Áustria liderado em número de propostas submetidas (116), seguida pela Itália (95) e pelos Países Baixos (87). Em Portugal quase chegou às duas dezenas de candidaturas. Destas propostas nem todas se encontram em situação de elegibilidade. As 70 candidaturas desta primeira chamada serão selecionadas até ao Natal; as não seleccionadas poderão concorrer à segunda chamada com abertura prevista para Março de 2026.
Pelos decretos-lei de 2019 (DL 162/2019), consolidado em 2022 (DL 15/2022), transpostos das directivas europeias (EU) 2018/2001, de energias renováveis, e 2019/944, do mercado interno da electricidade, os cidadãos podem produzir electricidade para si, em conjunto, em autoconsumo colectivo e em Comunidades de Energia Renovável (CER).
A AMNO contactou as autarquias locais e as entidades de cariz social a operar no bairro para avaliar o seu interesse em integrarem a CER e a ideia mereceu acolhimento positivo unânime.
A subvenção de €45 000 a distribuir por cada candidatura selecionada destina-se à elaboração de plano de negócio detalhado para os respectivos projectos energéticos comunitários. Para além do apoio financeiro, o Mecanismo das Comunidades Europeias de Energia, oferece consultoria técnica e financeira especializada.
Autoconsumo coletivo já em funcionamento no bairro
Em Novembro, registou-se a entrada em funcionamento de um Autoconsumo Colectivo (ACC) no nosso bairro, num dos blocos de apartamento, onde 4 dos 6 vizinhos se juntaram para produzir e partilhar electricidade a partir de fonte renovável – o sol.
Uma aplicação para ligar moradores e comunidades de energia
Foi lançada recentemente uma aplicação móvel (App Coopérnico Comunidades) que permite pôr em contacto cidadãos que querem formar Comunidades de Energia Renovável ou juntar-se a uma na sua área de residência. A AMNO convida-vos a descarregarem a aplicação e a procurarem o registo da CER que criámos com o objectivo de avaliarmos o interesse dos moradores.





