15 de março de 2007

Assembleia Geral AMNO 2007

Apresentação dos Corpos Sociais - Objectivos - Plano de Acção: 1º Ordenamento, 2º Espaços públicos, 3º Arquitectura e Urbanismo; 4º Segurança e Circulação rodoviária; 5º Comunicação; 6º Inovação/Novos projectos.

Órgãos Sociais

Direcção

  • Gisela de Sousa - Presidente

  • Duarte Ramos

  • João Pedro Abreu

  • Jorge Pinheiro

  • Maria Cabral

  • Marta Macedo (suplente)

  • Pedro Antão (suplente)

Mesa da Assembleia Geral

  • Luis Nobre – Presidente João Ascensão

  • Manuel Machado

Conselho Fiscal

  • José Sá Sampaio - Presidente

  • Agostinho Gonçalves

  • Ivo Ferreira

Objectivos

  • Construir uma relação de confiança entre a AMNO, os indivíduos e grupos que habitam ou exercem uma actividade em NO

  • Promover o alargamento do grupo de Associados. Promover e dinamizar a informação e comunicação entre e AMNO – Associados, nos dois sentidos

  • Constituir Grupos de Trabalho para o desenvolvimento de acções específicas (ex. trânsito, melhoria ambiente, animação cultural). Promover a interligação da AMNO com os órgãos institucionais que intervêm em NO, de modo a agir atempadamente a favor das decisões dos associados

  • Garantir representação em todas as reuniões públicas onde sejam debatidos aspectos com impacto directo/indirecto em NO

  • Promover a identidade colectiva de NO. Promover a interacção com outras Associações Moradores.

Ordenamento

A CMO tem vindo a desenvolver um plano de requalificação geral para NO. Está em preparação o Plano de Pormenor, com base no plano de reordenamento, que vai ser colocado à discussão pública

A AMNO pretende intervir: Garantindo contactos com a CMO/GALNOV (Gabinete de Apoio Local de Nova Oeiras) e mantendo os Associados informados. Promovendo com os Associados a discussão dos problemas e das soluções propostas pela CMO/GALNOV e fazendo chegar-lhes as sugestões dos associados Preparando, se necessário, uma resposta formal em representação dos Associados, na fase da discussão publica

Espaços públicos

  • Elaborar um levantamento periódico das necessidades de manutenção e transmiti-lo às entidades competentes (JF, GALNOV, CMO, PM). Promover campanhas de articulação entre os moradores e a CMO quanto ao depósito e recolha de lixos (meios, periodicidade, locais)

  • Sensibilizar os donos de animais de estimação para a necessidade de manterem limpos os espaços públicos Promover a arborização das zonas necessitadas, com substituição adequada de espécies mortas ou doentes

  • Propor soluções de equipamento dos espaços públicos para uma oferta diversificada e adequada aos vários tipos de moradores

Arquitectura e urbanismo

  • Sensibilizar os moradores para a importância do cumprimento das recomendações da CMO/GALNOV no tocante à harmonização das remodelações a executar nos edifícios

  • Propor novas recomendações de uniformização para a remodelar e recuperar as áreas contíguas aos edifícios (ex. entradas e zonas comuns, acessibilidades)

  • Garantir que se efectue a participação dos moradores em todas as alterações urbanísticas ou quaisquer outras que afectem a vida do bairro.

Segurança e circulação rodoviária

  • Elaborar um levantamento dos principais problemas relativos ao trânsito, sinalização, estacionamento e segurança rodoviária.

  •  Apresentar propostas junto das entidades competentes (JF, CMO, GALNOV, etc.)

  •  Acompanhar a resolução

Comunicação

  • Criar uma nova Identidade Visual para a AMNO

  • Elaborar uma “mailing list”dos associados para divulgação e informação sobre acções que se venham a realizar.

  • Criar e manter um “website” com informação actualizada da AMNO, aberto às intervenções dos Associados

  •  Promover a Marca “Nova Oeiras”.

Inovação / Novos projectos

  • Propor projectos que recriem Nova Oeiras segundo a ideia original de “cidade modelo” integrando conceitos actuais e as novas tecnologias (ex: zonas com Internet sem fios; iluminação pública através de energias renováveis).

  • Propor e realizar projectos que incentivem a vida comunitária em NO (ex: requalificação dos espaços comerciais; encontros temáticos; classificação e observação das espécies vegetais e aves; recolha da “memória” de NO –depoimentos orais, escritos, fotográficos).

  • Motivar e apoiar a comunidade para participar em projectos de solidariedade, culturais e cívicos já existentes ou a criar.

  • Empreender acções de sensibilização para uma melhor utilização pública e privada da água e energias ( ex: melhoria dos hábitos de consumo, alternativas energéticas, maior e melhor reciclagem de resíduos).